domingo, outubro 08, 2006

Os Designers são empreendedores?

O empreendedorismo é outra área que toda a gente menciona como fundamental para a criação de emprego e de crescimento.

Entendemos por empreendedorismo o fenómeno que leva indivíduos e organizações a lançarem actividades (económicas ou não) que se traduzam em benefícios para a sociedade em geral. É o que dá origem às empresas!

Ora em final de 1999 o Centro Português de Design, no seu "Observar o Design" constata que 66% dos Designers trabalha por conta própria, sendo que destes 32% numa empresa de design.

Qual a área de actividade profissional isto sucede?

Mesmo quando um designer chega a uma organização, especialmente se esta não fôr da área do design, este tem de manifestar a sua grande vontade de mudança à organização, educando toda a organização de forma a que esta fique sensível às necessidades de mudança de hábitos que os designers tentam regularmente incutir.

Temos cerca de 2100 designers a entrar actualmente em cursos superiores, temos cerca de 25 000 designers profissionais em actividade.

Se calhar temos um cluster nacional de design em que não estamos a promover nem a apoiar o seu desenvolvimento, mas que apesar das contrariedades se desenvolve, cresce e apresenta índices de produtividade elevados.

Estes jovens "freelancers" são o futuro e devem ser apoiados.

Devem também eles candidatar-se a apoios, e existem diversas organizações que os podem ajudar a desenvolver os seus negócios e a empreenderem novas actividades que criem emprego, não só para os designers para para a sociedade em geral.

Vamos ver como se vai desenvolver!

Sem comentários: