domingo, setembro 10, 2006

Formação desajustada!

Os cursos em Design em Portugal têm crescido como cogumelos. Está na moda ter um curso de design na lista de cursos das Universidades e Politécnicos.

Se olharmos para o nº de doutorados e mestrados em design que leccionam nestes cursos temos uma pequena ideia do que vai mal no ensino do design. Apesar da situação estar gradualmente a ser invertida, ainda há poucos mestres e doutores em design a formar e a coordenar os cursos. Mesmo estes têm uma prática profissional pouco consistente ou inexistente para a poderem transmitir aos seus alunos.

Os problemas são de variadíssima ordem, desde falta de professores com formação adequada, conteúdos desajustados, coordenadores inadequados, exageradas designações de cursos, falta de condições, falta de alunos, inadequação dos cursos colocados em regiões inapropriadas, de entre muitos outros.

Nós temos mais designações de cursos e Universidades e Politécnicos do que (apenas como exemplo) Espanha. Um estudo apontou cerca de 1200 para 300 (estou a citar de memória) designações de Portugal e Espanha respectivamente.

Creio que uma preocupação nossa é o facto de apenas 1% dos mestrados criarem empresas em Portugal enquanto que em média anda nos 10% nos nossos parceiros Europeus e da OCDE.

Conclusão: Fazem-se maioritariamente mestrados de Hobies em Portugal, em vez de prepararem os mestrandos para o empreendedorismo e criação de riqueza e de emprego (mais uma questão que ainda não estamos preparados para responder).

Não podemos esquecer que o problema da pobreza que nos aflige deve-se muito à falta de emprego, e que esta se deve à falta de crescimento, que se deve à falta de actividades de maior valor acrescentado produzido não pelo estado mas pelas empresas, que neste momento são maioritariamente geridas por pessoas pouco qualificadas para o efeito, que gerem negócios pouco diferenciados.

Precisamos de empreendedores de empresas de elevado valor acrescentado. Ver o que a organização britânica "Designtrust" fez para aumentar o nº de empreendedores designers no reino unido.

É este o principal motivo que me leva a escrever este Blog e a colaborar activamente pelo Design em Portugal. É por acreditar que o Design enquanto motor de inovação pode gerar diferenciação nos nossos produtos, criar mais valor, gerar crescimento e emprego nas nossas empresas e por acreditar que podemos melhorar o bem estar geral.

Vejamos como os sponsers da selecção alemã no Mundial são: Mercedes Benz e Adidas, duas marcas que muito fizeram para colocar a Alemanha no nível actual de riqueza. Vejamos como é o mobiliário quando fala o governo alemão (é todo Made in Italy, pois claro!). Vejamos como o nosso Sócrates usa Armani .... (eu enquanto desempregado do sector têxtil nacional não tinha remorsos de lhe mandar uma tarte de nata se pudesse).

Os países mais desenvolvidos têm políticas nacionais concertadas e utilizam o design como ferramenta estratégica de desenvolvimento! Nós só temos de demonstrar isto ao governo e pedir que assim seja no nosso país também.

Sem os macromecanismos de ajuste que tínhamos antes do Euro como a emissão de moeda para baixar o valor dos nossos produtos, bem como a emissão de títulos do tesouro estamos mal.

Temos de usar o que temos para gerar riqueza e temos muita criatividade e capacidade de inovação desaproveitada!

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